Exames práticos do Detran alcançam 200 candidatos por dia em Salvador

Data
Termos
Primeira habilitação

Estacionar corretamente entre balizas, mostrar controle na rampa de meia embreagem e encarar sem experiência a complexidade do tráfego de uma metrópole. Os desafios são enfrentados pelos candidatos à primeira carteira de habilitação categoria B (carros), durante os exames práticos de direção. Em Salvador, as provas acontecem no novo circuito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), instalado na sede do órgão, na Avenida ACM, próximo ao metrô e à rodoviária.

"Como moro em Mussurunga, gostei da localização porque facilita bastante o acesso. O espaço é bom, a sinalização nova ajuda nas manobras e a área em volta tem pistas largas e bem asfaltadas, o que também é importante para um desempenho satisfatório no teste de rua", comentou o estudante de direito Eduardo Nunes, 20 anos, que está otimista para conquistar a carteira.

A maior dificuldade enfrentada pelos candidatos é o exame de baliza. Quem consegue ser aprovado no circuito fechado segue para a avaliação na rua, em um percurso que começa no Acesso Norte, continua pelas avenidas Luís Eduardo Magalhães e Paralela e termina na sede do Detran. O futuro condutor precisa estar atento às placas de sinalização, aos semáforos e veículos que dividem a pista, para o cumprimento das regras de trânsito.

"O fator psicológico continua sendo determinante para a aprovação dos candidatos. Recomendamos uma boa noite de sono, alimentação saudável, exercícios de relaxamento e muita concentração na hora de colocar em prática o que foi ensinado na parte teórica do curso", declarou o coordenador da banca examinadora, Tiago Amorim. Na capital, o Detran atende 200 candidatos por dia, que buscam habilitação nas categorias A (motos), B (carros) e D (ônibus) ou pretendem mudar de categoria.

Foto: Itailuan dos Anjos/ Ascom-Detran