Inspeção

Por grave lesão à ordem pública, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) acatou o pedido do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) pela cassação da liminar que suspendia a portaria da autarquia 207/2019, referente à avaliação das condições de segurança dos veículos. Com a decisão, a portaria que estabelece a realização de somente uma inspeção veicular anual volta a ter efeito.

ipva

Quem ainda não efetuou o pagamento do IPVA, de acordo com o prazo estabelecido no calendário da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), está sujeito a receber notificação e multa por conta do atraso para quitar o tributo. No entanto, o contribuinte pode regularizar a situação por meio do site da Sefaz-BA, obtendo desconto de até 70% sobre o valor da multa caso o pagamento seja efetuado antes do ajuizamento da execução fiscal.

Congresso Fenasdetran

O Detran-BA participa, nos dias 24 e 25 de outubro, no Quality Hotel São Salvador, no bairro do Stiep, na capital baiana, do 11° Congresso Brasileiro e 7° Internacional Trânsito e Vida. O evento é promovido pela Federação Nacional das Associações de Detrans (Fenasdetran) e traz este ano o tema “Uma nova década de ações rumo ao desenvolvimento sustentável - Transformando o trânsito em um ambiente mais seguro e equitativo".

Leilão

A Secretaria da Administração publicou, no Diário Oficial do Estado, na edição de 10 de outubro, o Edital Saeb 04/2019 para leiloar 266 lotes compostos por bens públicos, avaliados em R$ 1,3 milhão.

Prevenção de acidentes

Cerca de 40% das internações hospitalares na Bahia são decorrentes de acidentes de trânsito, sobretudo envolvendo motocicletas. Somente em 2019, 1.481 mortes já foram registradas.

Retran

Os condutores e proprietários de carros e motos de Ibotirama e municípios vizinhos, no Vale do São Francisco, não precisam mais se dirigir a Seabra, cidade polo regional, para realizar serviços de habilitação e veículos. O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) entregou, na última sexta-feira (11), as obras de melhorias na 2ª Regional de Trânsito  (Retran), localizada em Ibotirama, que foi totalmente informatizada.

Postos de atendimento

Com oferta de 1.700 atendimentos diariamente, a nova unidade do SAC em Vitória da Conquista, onde também passa a funcionar 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (11) pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão. O novo SAC funciona no andar térreo do Boulevard Shopping e o atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Postos de atendimento

O SAC Conquista II, no sudoeste da Bahia, mudou de endereço e será reinaugurado nesta sexta-feira (11), às 10h, no Boulevard Shopping, que fica na Avenida Olívia Flores, no bairro de Candeias. A unidade ocupa um espaço de 1.230 metros quadrados, quase duas vezes maior que o antigo.

Ciretran

Ibotirama, na Vale do São Francisco, possui uma frota estimada em mais de 10 mil veículos. Para facilitar a vida dos proprietários na busca de serviços do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), o órgão informatizou a 2ª Regional de Trânsito (Retran), localizada no município. Na unidade, também foi implantado o sistema do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach).

Moto

Dicas de segurança para pilotar moto: